PESQUISADORAS DA UEMA DESENVOLVERÃO UM APP PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DE BARBEIROS, VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS, E CONECTAR A POPULAÇÃO A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA DO MARANHÃO
Por ppgca em 18 de março de 2022
O Programa de Pós Graduação em Ciência Animal está sempre em busca de inovação e melhorias para a população através da ciência. E esse objetivo pode ser demonstrado através da entrevista concedida pela doutoranda do PPGCA Nayara Mendes Louzeiro para a Revista UEMA| Saúde.
Na entrevista, a doutoranda explica seu trabalho que é intitulado “Ocorrência de Trypanosoma sp. em triatomíneos, pequenos mamíferos silvestres e cães no Município de Santa Rita, Maranhão”, com o objetivo de entender a epidemiologia da doença na mesorregião Norte Maranhense, sob a orientação da pesquisadora e professora Dr. Andréa Pereira da Costa, classificada pelo South America Scientist and University Rankings 2021, como a cientista mais influente da UEMA.
Nayara Louzeiro explica que a pesquise é relevante para o Maranhão pelo fato de que não há muitos estudos sobre a doença de Chagas no estado, principalmente envolvendo barbeiros. animais silvestres e domésticos. “A pesquisa irá trazer compreensão sobre os aspectos epidemiologicos do ciclo de transmissão de T. cruzi, facilitando a planejamento de ações de controle e monitoramento da infecção chagásica, padendo contribuir para a redução do contato dos vetores com os seres humanas.
O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA (N° 002/2019) com a proponente Profa. Dr. Rita de Maria Seabra Nogueira, professora do curso de Medicina Veterinária e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel partamento de Superior CAPES com a concessão da bolsa.
Veja mais em: https://www.prog.uema.br/arquivos/Revista_uema_4_final.pdf