Estrutura do Programa

O PPGCA ESTÁ ESTRUTURADO EM:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

1-Medicina Veterinária Preventiva, Reprodução e Conservação Animal

           A área de concentração Medicina Veterinária Preventiva, Conservação e Reprodução Animal está diretamente alinhada com os objetivos de desenvolvimento regional do Maranhão, promovendo avanços técnicos e científicos que impactam na saúde animal, com reflexos na saúde humana, na economia local e a preservação ambiental. As soluções desenvolvidas para questões locais, como o controle de doenças e a conservação da biodiversidade, não só beneficiam a saúde humana e animal, mas também contribuem para o fortalecimento da economia maranhense, especialmente em áreas rurais onde as atividades agropecuárias são predominantes.

       As ações do PPGCA, ao abordar doenças zoonóticas e práticas sustentáveis de manejo e conservação, promovem uma abordagem integrada de Saúde Única, melhorando a saúde coletiva e protegendo ecossistemas. O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nos ODS 2, 3, 6, 13 e 15, orientando suas atividades para um futuro mais sustentável e o fortalecimento das políticas públicas locais.

LINHAS DE PESQUISA

a) Epidemiologia, Patogênese, Controle de Doenças de Animais e Microbiologia dos Alimentos

        Visa formar profissionais capacitados para desenvolver estudos e metodologias focadas no diagnóstico, controle e prevenção de doenças que afetam animais e a saúde humana, com ênfase em zoonoses. Essencial para o Maranhão, essa linha busca combater doenças parasitárias e infecciosas zoonóticas, além de garantir a qualidade dos produtos de origem animal, atendendo à segurança alimentar e às necessidades do mercado agropecuário, especialmente nas áreas rurais. Nesse sentido, nessa linha, o PPGCA conta com doze docentes: Alcina Vieira de Carvalho Neta, Ana Lúcia Abreu Silva, Andréa Pereira da Costa, Ferdinan Almeida Melo, Fernando Almeida de Souza, Francisca Neide Costa, Francisco Borges Costa, Helder de Moraes Pereira, Juliana Maria Trindade Bezerra, Larissa Sarmento dos Santos, Rita de Maria Seabra Nogueira e José Gomes Pereira

b) Morfofisiologia, Conservação, Citogenética e Reprodução Animal

       Abrange estudos sobre a conservação da biodiversidade, incluindo anatomia, citogenética, biologia e comportamento das espécies, além do desenvolvimento de biotécnicas reprodutivas para melhorar a eficiência do processo reprodutivo. Relevante para o Maranhão, essa linha visa preservar a biodiversidade única do estado e melhorar a eficiência da pecuária, contribuindo para a sustentabilidade do setor agropecuário. A linha conta com nove docentes: Alana Lislea de Sousa, Diego Carvalho Viana, Elmary da Costa Fraga, Felipe de Jesus Moraes Junior, Maria Claudene Barros, Tadeu Gomes de Oliveira, Matheus Levi Tajra Feitosa, Porfirio Candanedo Guerra, e Tiago Barbalho Lima.