HISTÓRIA PPGCA
NOSSA HISTÓRIA
Nossa História
HISTÓRICO
Em 2006, o mestrado em Ciências Veterinárias, hoje o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) com cursos de mestrado e doutorado, atendendo as áreas de formação das ciências agrárias e áreas afins. Este curso titulou, em seus 13 anos, 167 mestres para atender aos setores da pecuária na elucidação de problemas da cadeia produtiva dos produtos de origem animal, nas doenças parasitárias, bacterianas, virais, nutricionais e reprodutivas dos animais de produção e pets. O programa, também desenvolve pesquisas e ações voltadas as zoonoses, como por exemplo a raiva bovina e canina, febre aftosa, leishmaniose, conhecimento da biodiversidade da fauna silvestre e do meio ambiente.
Em 2006, teve início o primeiro curso stricto sensu da UEMA na área de avaliação em Medicina Veterinária autorizado pela CAPES, Mestrado em Ciências Veterinárias, que iniciou a primeira turma com dez alunos, todos graduados em Medicina Veterinária. No ano de 2009, as áreas de concentração e linhas de pesquisa foram reformuladas e, em 2011, por meio do ofício CAA 189-17/2011/CAA/CGAA/BAV/CAPES, datado de 18/07/2011, passou a ser denominado de Curso de Mestrado em Ciência Animal. Essa mudança permitiu inserir outros profissionais além de Médicos Veterinários, incluindo Biólogos, Zootecnistas, Agrônomos, Engenheiro de Pesca e de outras áreas afins alinhadas às linhas de pesquisa. Em 2019, com a aprovação do APCN de doutorado, motivada com a evolução conceitual da avaliação quadrienal (2013-2016) passa do conceito (3) para o conceito (4), compondo um Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com os dois cursos. O Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado, passando então a ser chamar Programa de Pós-graduação em Ciência animal, com uma única área de Concentração em Medicina Veterinária Preventiva, Reprodução e Conservação Animal, com duas linhas de Pesquisa (1) Epidemiologia, Patogênese, Controle de Doenças de Animais e Microbiologia dos Alimentos e (2) Morfofisiologia, Conservação, Citogenética e Reprodução Animal. O cruso conta com de 18 docentes tendo equilíbrio na distribuição dos docentes entre as duas linhas de pesquisa sendo, 9 para 9 no total.
CURSOS
Escrito por cienciaanimal
Ter, 03 de Maio de 2022 10:40
MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL – Mestrado
O currículo do Curso de mestrado compreende um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, sendo 15 créditos em disciplinas obrigatórias, nove créditos em disciplinas optativas e 60 (sessenta) relativos à dissertação. Tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico, científico e ético do aluno, visando a qualificação supracitada.
DOUTORADO EM CIÊNCIA ANIMAL – Doutorado
O curso de Doutorado exige o cumprimento no mínimo de 46 (quarenta e seis) créditos em disciplinas, sendo 22 (vinte e dois) em disciplinas obrigatórias, 24 (vinte e quatro) em disciplinas eletivas, 120 de tese e 6 nas atividades complementares. Tem adicionalmente por objetivo o desenvolvimento da capacidade de pesquisar com autonomia e originalidade e de produzir novos conhecimentos.
Missão do PPGCA/Mission
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal tem como principal missão contribuir para a formação de profissionais para atender a demandas da região no qual está inserido, com perfil inovador, capaz de transformar e aperfeiçoar as diversas áreas que envolvem a ciência animal, pautados nos princípios da conservação e preservação dos recursos naturais, preparados para liderar pesquisas científicas na área animal, atuando em centros de pesquisa e ensino, empresas e como profissionais autônomos.
The main mission of the Post-Graduation Program in Animal Science is to train professionals to meet the demands of the region they are inserted in; they must show innovative profile capable of transforming and improving several fields associated with Animal science, based on natural resources’ conservation and preservation principles. In addition, they must be prepared to lead scientific research in the animal field, work in research and teaching centers, in companies, and as independent professionals.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal tem um papel fundamental como catalisador em formar profissionais competentes a atender os vários setores deste estado, quer seja no setor primário, na educação básica e superior, na indústria e em transformações de vida. Dessa forma, o PPGCA tem como objetivo principal a formação de profissionais médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, agrônomos, engenheiros de pesca entre outros profissionais de áreas afins as áreas de concentrações e linhas de pesquisas, aptos a realizar a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico inovador na Ciência Animal, tendo em vista, a busca de soluções para os problemas locais com abrangência nacional e internacional, capazes de propor ideias originais e de utilizar novas tecnologias que contribuam para a solução dos problemas inerentes aos grandes desafios da ciência contemporânea.
- Formar recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento técnico científico do estado do Maranhão.
- Prover os alunos de conhecimentos teóricos e práticos na área de Medicina Veterinária Preventiva, relacionada com epidemiologia e controle de doenças animais e microbiologia e controle de qualidade de alimentos visando o fortalecimento da aptidão pecuária do estado e segurança alimentar.
- Fomentar conhecimentos relativos aos diferentes aspectos da conservação e reprodução animal.
- Preparar os alunos para atuação tanto na academia quanto nos setores público e privado como agentes de transformação de realidades na área da ciência animal, subsidiando a tomada de decisões e políticas públicas embasadas em conhecimento científico.
- Fornecer competências em ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos que resultem em produção científica de qualidade, melhorando os indicadores da produção intelectual do estado.
- Reduzir as assimetrias intra e inter-regionais, com a titulação de profissionais aptos a atender a demanda de processos investigativos, refletindo na qualidade dos indicadores da pós-graduação, principalmente das áreas das ciências agrárias e afins..
- Incentivar a investigação e a busca de solução dos problemas locais, regionais e nacionais.
- Promover a interação entre a universidade e a Educação Básica por meio de projetos dos setores primários, de tal forma que sejam inseridos conceitos da medicina do coletivo, bem estar animal, conservação animal e ambiental e produção sustentável na matriz curricular do alunado de ensino fundamental e médio.
- A evolução do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na elevação do conceito na quadrienal de avaliação da Capes.