Banca de DEFESA: TATIARA BARBOSA DIAS LIMA
Por ppgca em 29 de setembro de 2021
DISCENTE: TATIARA BARBOSA DIAS LIMA
DATA: 30/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams-SigUEMA
TÍTULO:
“Níveis de proteina na dieta de quelônio amazônico (kinosternon scorpioides): Uma estratégia conservacionista para criação comercial”
PALAVRAS-CHAVES:Ração, Quelônios, Nutrição Animal, Conservação, Fauna Silvestre.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:
Kinosternon scorpioides é uma espécie de quelônio que representa um recurso natural importante de subsitencia para ribeirinhos amzônicos, além de ser uma iguaria diferenciada da culinária regional do Norte e Nordeste do Basil. Por outro lado, a criação em cativeiro tem sido defendida como uma alternativa para amenizar a caça predatória, onde a especie vem sofrendo gradativo desequilíbrio no seu efetivo populacional devid日本藤素
o a captura desordenada. No entanto, o conhecimento sobre a nutrição de quelônios, ainda decorre de poucas informações. A falta de alimento balanceado é um dos fatores limitantes para que se adotem protocolos zootécnicos mais eficientes. Portanto, este estudo objetivou avaliar os efeitos de rações elaboradas com diferentes níveis de proteína bruta aplicada à espécie Kinosternon scorpioides criados em cativeiro como uma estratégia de obter informações que poderão ser utilizadas em estudos futuros voltados a criação comercial com base na instrução normativa 07/2015 do IBAMA. O experimento foi conduzido no Criadouro Científico para Pesquisa em Kinosternon scorpioides, sediado no prédio do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, ao longo de 90 dias. Foram utilizados 40 animais em delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, alimentados com dietas experimentais com níveis de Proteina Bruta (PB) de 20, 24, 28 e 36%. Para o grupo controle foi ofertado ração comercial para peixe com 32% de PB. Observou-se que os animais que receberam dietas a 36% de PB obtiveram maior ganho de peso (P<0,05), melhor conversão alimentar e consumo, enquanto os teores de 20 e 24% de PB foram inferiores aos demais tratamentos em todas as variáveis analisadas. As características biométricas e peso dos juvenis foram positivas nos animais alimentados a 36% de Proteina Bruta, com custos de produção competitivos e viáveis em ações de produção zootécnica. A criação de Kinosternon scorpioides em cativeiro de forma comercial e o estudo de protocolos mais eficientes de manejo possibilitam ações direcionadas a sua conservação, além de aprimorar o sistema de criação em cativeiro da espécie.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) – 6503 – ALANA LISLEA DE SOUSA
Externo ao Programa – 6830 – MARIA INEZ FERNANDES CARNEIRO
Externo ao Programa – 6512 – ANTONIA SANTOS OLIVEIRA