Banca de DEFESA de DOUTORADO: HUGO LEONARDO MELO DIAS


Por em 22 de agosto de 2024



DISCENTE: HUGO LEONARDO MELO DIAS
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Hibrido: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA e Plataforma virtual Google Meet
TÍTULO:

“ENSINO MÉDICO-VETERINÁRIO: PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ENTRE DISCENTES E EGRESSOS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO”



PALAVRAS-CHAVES:


Diagnóstico por imagem. Ensino. Percepção do Ensino
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O ensino médico veterinário ocorre em faculdades, centros universitários e universidades, no Brasil a obrigatoriedade do registro deste diploma veio em 1940, desde então cursos vem surgindo, tomando formas das necessidades das regiões de implantação e assim muitas mudanças ocorrem ao longo da história de cada curso de medicina veterinária. No Maranhão as mudanças ocorrem com relação a carga horária geral, a disciplinas obrigatórias, eletivas, comuns, profissionalizantes, porém ocorrem sempre com a intenção de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais. Após décadas de sua criação o curso de medicina veterinária da universidade estadual do maranhão passou por uma atualização de projeto pedagógico do curso, no ano de 1995 as disciplinas de Métodos e Técnicas de Apoio ao Diagnóstico I e II foram criadas para ensinar as técnicas de imagem que auxiliassem a rotina clínica do médico veterinário, respectivamente com 90 e 60 horas deixaram de ser oferecidas no final da década de 90 abrindo espaço para diagnóstico por imagem com 60 horas que permanece com essa carga horária até os dias atuais após quatro atualizações de projeto pedagógico do curso porém com consideráveis mudanças na redação da ementa e no direcionamento das referências básicas e complementares. Os reflexos desta forma de ensino são observados nos questionários respondidos por discentes e egressos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão.

 



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