Programa de Pós-graduação em Ciência Animal sobe para conceito 5 na Avaliação Quadrienal da Capes
Por ppgca em 15 de setembro de 2022
A Avaliação Quadrienal é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que trabalha para a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todo o Brasil e tem como objetivo aferir a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país, com base em informações anuais registradas por cada PPG na Plataforma do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira. É a partir dos conceitos atribuídos por ela, que os programas obtêm a renovação do reconhecimento para continuarem funcionando, no período subsequente.
Entre os programas da UEMA que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal- PPGCA/UEMA que elevou o conceito para 5. Este desempenho alcançado pelo Programa representa o reconhecimento de um projeto estabelecido há 16 anos, liderado e sonhado por um grupo de docentes-pesquisadores da UEMA ainda atuantes no Programa, que prezam pela excelência na condução das suas atividades.
Ressaltamos que o êxito obtido na avaliação é consequência de um planejamento estratégico envolvendo pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG da UEMA, sendo incansável no auxílio aos coordenadores durante o quadriênio, das agências de fomentos, CAPES, CNPq, FAPEMA e do investimento em pesquisa e formação de recursos humanos realizados pela Instituição em seus cursos. Além dos docentes, discentes e técnicos que trabalharam para esta conquista e garantiram que o Programa firmasse sua identidade enquanto curso formador de recursos humanos na área de Ciência Animal
Este conceito evidencia o amadurecimento e o crescimento dos Pesquisadores do PPGCA e abre novas possibilidades de captação de recursos, mais desenvolvimento de pesquisas, maior qualidade, maior visibilidade e, assim, levando a uma maior perspectiva de aumento de conceito na próxima avaliação quadrienal da CAPES.
Outro benefício advindo dessa avaliação é para a região que se beneficia com as pesquisas desenvolvidas e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade.
Andréa Costa-Coordenadora do PPGCA