Professoras do PPGCA são homenageadas no prêmio FAPEMA 2021.


Por em 3 de dezembro de 2021



 

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão realizou ontem dia 02/12/2021 a 16ª edição do Prêmio FAPEMA, que teve como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e homenageou três pesquisadoras que atuam no estado: Profa. Dra. Ana Angélica Macêdo do IFMA, Profa. Dra. Luciane Maria Oliveira Brito (em memória) da UFMA e a Profa. Dra. Zafira da Silva Almeida da UEMA, docente do PPGCA.

A professora Zafira é doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Emilio Goeldi (2009); mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1991). Foi fundadora e Diretora do Curso de Ciências Biológicas UEMA (2012), fundadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Ambiental (2001) e Assessora de Gestão Ambiental (AGA) (2018). Atualmente, é membro da Academia Maranhense de Ciências, professora adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão, Pró- Reitora de Graduação (PROG/UEMA) e Chefe do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA) da UEMA. Docente e Orientadora dos Programas de Pós-Graduação Ciência Animal (PPGCA), Programa de Mestrado acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGrap), e Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal/ (BIONORTE).

O PPGCA acredita que este é um pequeno reconhecimento por todo o trabalho que a professora Zafira Almeida prestou à educação e à ciência ao longo de sua carreira como docente e pesquisadora , sendo responsável por uma participação importante na formação de diversos pesquisadores no Estado. Ações, como essa homenagem, são uma forma de agradecer a todo o empenho que teve ao longo de sua vida acadêmica.

O prêmio FAPEMA tem objetivo de Incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no estado do Maranhão, por meio do reconhecimento de ações do pesquisador, inventor e jornalista que tiveram e têm atuação de destaque no estado.  Dessa forma, a premiação organizada a partir de nove (9) categorias, sendo elas : Pesquisador Júnior (estudante e orientador); Jovem Cientista (estudante e orientador); Dissertação de Mestrado (estudante e orientador); Tese de Doutorado (estudante e orientador); Pesquisador Sênior; Jornalismo Científico; Inovação Tecnológica; Popvídeo Ciências; Prêmio Homenagem Especial FAPEMA. 

Na categoria Prêmio Homenagem Especial FAPEMA, a profa. Dra. Rita de Maria Seabra Nogueira, docente permanente do PPGCA foi homenageada com o prêmio de “Honra ao Mérito Científico-Tecnológico”. Graduada em Medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1985), mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutora em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2002), a professora Rita Seabra se destaca por seus trabalhos ligados a parasitologia veterinária com ênfase na saúde pública, sendo um exemplo de pesquisadora, que inspira e orgulha toda a comunidade acadêmica da UEMA e do PPGCA. No campo da gestão destaca-se o trabalho da docente para a construção da UEMA como uma instituição de ensino de referência no Brasil, além do apoio para a consolidação de programas de pós-graduação da universidade. A homenagem da FAPEMA de Honra ao Mérito Científico e Tecnológico foi para mulheres pesquisadoras em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Maranhão.

 

Na categoria Tese de Doutorado, foram premiadas a docente do  PPGCA, Profa. Dra. Ana Lúcia Abreu Silva, juntamente com a egressa do nosso Programa  Dra. Renata Mondêgo de Oliveira com o trabalho intitulado “Efeito leishmanicida do óleo essencial de Vernonia brasiliana (l.) druce (asteraceae) em Leishmania infantum“. A profa. Dra. Ana Lúcia é graduada em Medicina Veterinária (1986) pela Universidade Estadual do Maranhão, possui mestrado em Medicina Veterinária (1994)  pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Biologia Parasitária (2003) pela Fundação Oswaldo Cruz e Pós-doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz. A professora Ana Lúcia desenvolve diversas pesquisas com imunopatologia das doenças infeciosas de animais e uso de produtos naturais para tratar leishmaniose canina e neoplasias, atuando sempre com grande dedicação e competência.  O impacto das pesquisas conduzidas pela professora Ana Lúcia resultou no seu reconhecimento no âmbito nacional e internacional. O PPGCA ressalta que o trabalho da docente gerou e multiplicou grandes profissionais e pesquisadores que atuando pelo Brasil.

A egressa Dra. Renata Mondêgo Oliveira é pesquisadora com experiência na área de Medicina Veterinária, em especial nas subáreas de histologia, cultivo celular, uso de plantas medicinais e tratamentos alternativos para doenças infecciosas, com ênfase na leishmaniose visceral canina. Hoje, é docente em universidade particular no estado do Maranhão e concorreu com seu trabalho de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

 

O prêmio FAPEMA é um evento realizado há 16 anos e que reúne docentes, discentes, pesquisadores, reitores, pró-reitores e representantes da sociedade em uma grande celebração.

Para acompanhar mais notícias e informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – PPGCA acesse o nosso Instagram e Site Oficial.

 



Últimas Postagens